URBE POR ALESSANDRA MARDER

A jornalista Alessandra Marder é uma das curadoras do projeto URBE – Mostra de Arte Pública e respondeu três questões pro Mistura Urbana para explicar mais sobre o projeto. Confiram:

Mistura Urbana: Alê, qual é a importância deste projeto URBE para a cidade de São Paulo?
Alessandra Marder: Acredito que só pelo fato de propor a utilização da arte como um elemento transgressor do cotidiano da cidade e das pessoas o URBE já se configura como um projeto de extrema relevância para São Paulo. Ainda mais por tratar-se de uma Mostra que vai ocupar o centro da cidade que passa por uma momento complicado e decisivo em seu processo de revisão. Além disso, ao propor a arte como fonte de intervenção no espaço público, estamos também chamando a atenção para a necessidade de retomarmos e multiplicarmos os espaços de convivência na capital paulista.

MU: Como você acredita que as obras possam influenciar as pessoas?
AM: Não sei se podemos afirmar que as obras irão influenciar as pessoas, mas tenho certeza que ao intervir no espaço público, em pontos que normalmente servem apenas de passagem para a maioria das pessoas, vamos despertar reflexão e curiosidade. E este já me parece um belo começo para qualquer tipo de desdobramento, mudança e mobilização que possa surgir.

MU: Qual sua expectativa sobre essa Mostra de Arte Pública?
AM: Minha expectativa é a melhor possível. Acho que vamos dar início a um projeto que vai de encontro há muitas outras iniciativas que estão acontecendo para discutir e repensar a cidade e o desenvolvimento e renovação de propostas culturais e artísticas como conteúdos presentes e ativos no cotidiano das cidades. Mas também tenho certeza que esta é só uma sementinha de um movimento que precisa de muito mais iniciativas e projetos como este.

O projeto URBE – Mostra de Arte Pública inicia no aniversário da cidade de São Paulo, no dia 25 de janeiro, além de workshops com os artistas de 26 a 29 de janeiro de 2012 no Centro Cultural Banco do Brasil.

E para conhecer o mais sobre o URBE – Mostra de Arte Pública, basta acessar o site oficial.
ou seguir no twitter @mostraurbe e compartilhar no facebook!
_