Exposição no metrô de SP mostra imagens do feminino em 9 cidades - MISTURA URBANA

Exposição no metrô de SP mostra imagens do feminino em 9 cidades

A exposição “Multigraphias – uma fotografia é uma opinião” reúne imagens de 12 artistas que fotografaram presenças do feminino em Anápolis, Londres, Londrina, Berlim, Olinda, SãoPaulo, Tijuana (México), Porto Alegre e Poços de Caldas.
Os trabalhos poderão ser vistos no metrô de São Paulo de 10 dezembro a 31 janeiro. O queune todos os artistas (Elza Cohen, Ísis Fernandes, Jean Sartief, Luciana Franzolin, JoelsonBugila, Jaime Scatena, Patrícia Francisco, Rei de Souza, Tiago Spina, Ygor Raduy, TabeaHuth e a própria curadora Gabriela Canale) é a participação no projeto Multigraphias. Trata-se de um projeto colaborativo em que artistas, fotógrafos, cineastas e antropólogos de maisde 10 países criam e publicam diariamente no site http://multigraphias.com.

As imagens selecionadas para a exposição trazem a marca do diálogo. Todas elas, a seumodo, trazem a opinião dos artistas sobre o feminino no século XXI. A visão dos artistasprivilegia um campo distinto das imagens midiáticas que congelam sorrisos, exibem corpose atitudes padronizados. Os femininos de “Multigraphias – Uma Fotografia é uma Opinião”mostram mulheres em trânsito, em repouso, trabalhando ou ainda como imagens grafitadasou impressas nos muros das cidades.

Em conjunto, as imagens formam um pequeno caleidoscópio de opiniões que revelacomo os artistas pensam o que seja o feminino hoje.

“Não vemos apenas as mulheresfotografadas quando olhamos para a exposição. Estamos olhando também para as opiniõesdos artistas sobre o que acreditam ser o feminino hoje. Em última instância, estamos vendoimagens criadas por cada artista para construir e mostrar as mulheres que habitam tantoas cidades quanto os imaginários pessoais. São 12 opiniões sobre o que é o feminino hoje.A estas opiniões, serão acrescidas milhões de outras quando as pessoas que circulam pelometrô olharem para as imagens. O feminino na contemporaneidade talvez seja isso, umcaleidoscópio em constante construção”, afirma a curadora da exposição Gabriela Canale queelaborou a proposta de exposição a partir do debate de Susan Sontag em Questão de ênfase.

Serviço

O quê? Exposição Multigraphias – uma fotografia é uma opinião

Onde e quando? Metrô de São Paulo. Estação Artur Alvim (10/12 a 31/12); estação Paraíso(10/01 a 31/01)
Realização: Multigraphias e Metrô de São Paulo
Curadoria: Gabriela Canale
Artistas participantes:Elza Cohen, Ísis Fernandes, Jean Sartief, Luciana Franzolin, Joelson Bugila, PatríciaFrancisco, Rei de Souza, Tiago Spina, Ygor Raduy e Tabea Huth, Jaime Scatena, GabrielaCanale.
Cidades registradas: Anápolis, Londres, Londrina, Berlim, Olinda, São Paulo, Tijuana(México), Porto Alegre e Poços de Caldas.
Informações em: http://bit.ly/fotografiaopiniao e [email protected]

Comments

comments

1 Comentários

Junte-se a conversa →

  1. […] tem passado pelo Multigraphias. Mais de 60 pessoas, que nos trouxeram mais de 100 cidades. Tivemos uma exposição no metrô de São Paulo em duas estações, uma apresentação no Corpo Cidade em Salvador, um curso na London School of Photography e outras […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *