5º edição do Festival Visões Periféricas - MISTURA URBANA

5º edição do Festival Visões Periféricas


A 5º edição do Festival audiovisual que celebra a periferia, Visões Periféricas, acontece a partir do dia 19 e vai até 26 de outubro no Rio de Janeiro. Esse ano foram mais de 600 inscritos, em um total de 106 filmes que serão exibidos nas 13 mostras que estão na programação.

O objetivo do festival é mostrar o potencial cultural das periferias do Brasil, diversas comunidades participam do evento, e ainda vai rolar um cinema a céu aberto.

O Festival foi criado em 2007, e é voltado para obras realizadas por moradores. Já foram exibidos mais de 800 curta metragens para ao menos 15 mil espectadores.

A programação conta com 13 mostras temáticas, sendo oito de exibição e cinco competitivas, com premiações aos vencedores. Na lista ainda, filmes estrangeiros como, a “Ibero Americana”, além de países como: China, Espanha, México, entre outros.

Das mostras não competitivas, os temas variam. A “Periferia Animada” tem filmes voltados ao público infanto-juvenil. A categoria “Lugar Incomum” traz temas que retratam um local específico, enquanto “Singular Periferia” trata de personagens incomuns, que vivem situações inusitadas.

O Visões Periféricas chega a 2011 solidificando seus três pilares “inovação-mistura e tecnologia”. Com esse olhar, conseguiu revelar para o cinema nacional talentos como Gustavo MelloGustavo Pizzi, vencedores de 2009 com sua “Distração de Ivan”. Além deles, o festival projetou quatro dos cineastas que participaram do reconhecido documentário “5X Favela”.

Paralelamente à festa cultural, o Visões Periféricas também proporciona ao público em geral oficinas relacionadas a novas tecnologias no Oi Futuro e no CCJF. A primeira confirmada será a de “Correspondente Comunitário Multimídia” e conta com 15 vagas, realizada em parceria com a ONG Viva Rio/Viva Favela.

Mais informações aqui.

 

Comments

comments

Natt Naville

Natt Naville

Veja todos os posts

Natt Naville é jornalista e gosta de tudo que envolve o universo da comunicação. Entre palavras e histórias: Música. Música para tocar, para ouvir e dançar. Editora do Mistura Urbana, gosta de criar, recriar e se reinventar. Vive no paraíso azul da Grécia.

0 Comentários

Junte-se a conversa →

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *