Em que lugares da cidade você dançaria? - MISTURA URBANA

Em que lugares da cidade você dançaria?

Nas últimas semanas muitos santistas acompanharam de perto danças espalhadas pela cidade. Tornou-se corriqueiro encontrar pessoas dançando em pontos de ônibus, no porto, nas praças, nas pontes, ruas e tantos outros lugares. Estes dançarinos fazem parte do projeto 100 lugares para dançar, da Bienal Sesc de Dança.

100 lugares para dançar é uma cartografia dançada da cidade de Santos do coletivo os Quintos com co-produção do SESC Santos. O projeto é composto por cerca de 100 vídeo danças disponíveis no site na internet http://100lugaresparadancar.org e em instalações que transformam a arquitetura e espaços do prédio do SESC em palcos inusitados para vídeo danças.

Vinicius Terra, que assina a direção geral do projeto com Nina Guzzo e assistência de Renata Fernandes, explica que o trabalho é “um estudo de improvisação no qual os bailarinos dançam o encontro com a cidade, feita de pessoas, prédios, muros, barcos, contêineres, bares, escadas, águas, ruínas, memórias e sonhos”. Segundo Terra, que também é professor da UNIFESP, “esse projeto é também acadêmico na medida que problematiza as relações do corpo com os espaços públicos, mostrando suas estranhezas e familiaridades”. E conclui: “é por isso que a dança dos 100 lugares tem certo sentido antropológico”.

Os diretores contam que o projeto se iniciou com o trabalho realizado com Grupo de Artes do Corpo, formado por estudantes e professores da UNIFESP, que também participou das filmagens. Guzzo explica que o projeto refaz poeticamente as paisagens urbanas a partir da ideia dos cartões postais, “talvez porque somos recém chegados a Santos, talvez porque a dança tem espaços impensáveis. Vamos atrás dos lugares com a câmera e o corpo na mão”, explica Nina Guzzo.

 

Vídeo Dança Instalações

Além das danças, 100 lugares para dançar trará à Bienal uma proximidade com as artes visuais e o cinema. Serão 4 instalações que estarão em lugares inusitados do SESC Santos.

As instalações propõe novas visões sobre a dança. “Ver uma dança e a própria cidade projetadas sobre paredes, vidros, escadas e até sobre uma mesa de café é uma experiência extremamente diferente de ver uma dança no palco”, explica Gabriela Canale, que assina a concepção das instalações, todas elas pensadas especificamente para o prédio do SESC.

O resultado destes meses de trabalho já pode ser visto na internet no site http://100lugaresparadancar.org/. As instalações estarão abertas à visitação de 3 a 8 de setembro no SESC Santos.

 

Hipernovas

Vídeo dança instalação que proporciona um diálogo direto entre o corpo dos frequentadores da Bienal e as vídeo danças de 100 Lugares para Dançar. A obra permitem que o próprio espaço arquitetônico e as pessoas que circulam por ele alterem a percepção das danças nas escadas que ligam o prédio ao estacionamento.

Uma dança para o céu

Uma proposta de diálogo entre dança, vídeo, o prédio do SESC e a cidade.  A instalação utiliza a matéria de concreto geométrica da fachada do SESC como suporte para projeção de danças criadas em Santos. Tem-se um jogo entre orgânico e rijo, entre fixo e fluido em que há o estranhamento entre a escala quase monumental do prédio e o corpo que se move sobre ela.

Sobreprojeções

Dialogando tanto com a entrada principal do SESC quanto com a comedoria, esta obra ocupa os vidros com danças líquidas que remetem à presença da água na vida cotidiana da cidade e a transforma em elemento poético de dança que “liquefaz” a arquitetura.

Dessert (sobre a mesa)

Esta obra joga com os planos do movimento e com a escala no foyer do SESC. A proposta sugere relações entre as dimensões contrastantes entre as pessoas, os objetos sobre a mesa e as danças em perspectivas distantes criando uma proporção inusitada, uma perspectiva impossível.

Serviço:

O quê: 100 lugares para dançar
Onde: http://100lugaresparadancar.org/ e no SESC Santos
Quando: 3 a 8 de setembro, das 10h às 22h
Quanto: grátis
Por que ir: descobrir Santos como uma cidade a ser dançada. Conhecer um trabalho interessante que dialoga com a cidade, a dança, o vídeo e a instalação.

 

Comments

comments

7 Comentários

Junte-se a conversa →

  1. Ive been meaning to read this and just never acquired a chance. Its an issue that Im really interested in, I just started reading and Im glad I did. Youre a fantastic blogger, one of the ideal that Ive seen. This blog absolutely has some information on topic that I just wasnt aware of. Thanks for bringing this stuff to light.
    sergio rossi sandals http://sergiorossi.hawksportsind.com

    sergio rossi sandals / Responder
  2. I believe you have made several truly fascinating points. Not too many others would actually think about it the way you just did. I am really impressed that there is so much about this subject that has been unveiled and you made it so nicely, with so considerably class. Topnotch one, man! Genuinely special things right here.
    sergio rossi italy http://www.sergiorossistore.online

    sergio rossi italy / Responder
  3. Im a huge fan already, man. Youve done a brilliant job making sure that people understand where youre arrival from. And let me tell you, I get it. huge stuff and I cant wait to read more of your information sites. What youve got to say is important and needs to be check out.
    true religion shorts http://www.truereligionsale.store

    true religion shorts / Responder
  4. My sister saved this website for me and I have been reading through it for the past several hours. This is really going to assist me and my friends for our class project. By the way, I like the way you write.
    hunter rain boots for cheap http://hunter.unilorites.com

  5. A untroubled old majority will be the award of a well-spent youth. Instead of its bringing sad and low prospects of decay, it would give in to defeat us hopes of eternal youth in a less ill globe
    arcteryx uk shop http://arcteryx.francarrilloguerrero.com

    arcteryx uk shop / Responder
  6. Just a fast hello and also to thank you for discussing your ideas on this page. I wound up inside your blog right after researching physical fitness connected issues on Yahoo guess I lost track of what I had been performing! Anyway I’ll be back once again inside the future to examine out your blogposts down the road. Thanks!
    coach factory store online http://www.whistless.co.uk

  7. Thank you, nice post! This was the thing I needed.
    sergio rossi gold shoes http://www.sergiorossistore.online

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *