Gil Scott-Heron - Me And The Devil - MISTURA URBANA

Gil Scott-Heron – Me And The Devil

Gil Scott-Heron (nasceu em 1 de abril de 1949, em Chicago) é um músico e poeta, principalmente conhecido no final da década de 1960 e princípio dos anos 1970 por suas atuações de poesia cantada e falada misturando ritmos como Jazz, Funk, Soul e ritmos latinos, relacionadas com os ativistas militantes afro-americanos. Heron é famoso pelo seu poema/canção “The Revolution Will Not Be Televised”, em português, “A revolução não será televisionada”.

Biografia

Nasceu em Chicago, Illinois, mas passou sua infância no Tennessee e mais tarde mudou-se para o Bronx, onde cursou seus estudos secundários. Estudou por um ano na Lincoln University (na Pennsylvania), publicou sua primeira novela, The Vulture, que foi bem recebida.

Aos 13, foi viver com a mãe em Nova York, no bairro negro do Bronx. Na escola particular, estudou a produção literária dos autores brancos. E nas ruas e bibliotecas públicas, seguiu os passos dos expoentes do chamado Harlem Renaissance (período de grande efervescência da literatura afro-americana, no entre-guerras).

Aos 21 anos, Scott-Heron sabia que os paradigmas da comunidade negra dos anos 60 “viveram rápido e morreram jovens”, para usar um slogan da época. Começou sua carreira musical em 1970 com o LP Small Talk at 125th and Lenox. O álbum incluía canções agressivas contra os meios de comunicação corporativos manejados por brancos, a superficialidade da televisão e o consumismo, e a ignorância da classe média dos Estados Unidos sobre os problemas sociais na época.

Em 2001, após um grande hiato pontuado por queixas de agressão pela ex-mulher e excessos variados, Scott-Heron voltou a se apresentar ao vivo. Recentemente Scott-Heron lançou o disco inédito I’m New Here, de 2010, pela XL Recordings, o álbum recebeu boas criticas, e foi pontuado com 8.3 pela Pitchfork.

Scott-Heron é visto como um dos fundadores do rap.

Comments

comments

1 Comentários

Junte-se a conversa →

  1. MUITO LEGAL!

    Thays3m / Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *