Trilogia Vermelha: China - MISTURA URBANA

Trilogia Vermelha: China

Até o dia 3 de julho fica em cartaz na Pinacoteca do Estado de São Paulo a exposição Trilogia Vermelha: China. A mostra traz 60 fotografias (em preto e branco) de Mauricio Nahas, Paulo Mancini e Ricardo Barcellos realizadas na China em 2010.

Os retratos trazem cenas da religiosidade e do cotidiano chinês. As imagens foram captadas durante 40 dias nas cidades de Pequim (Beijing) e Xangai, além de outras 18 pequenas cidades e províncias espalhadas pela China.

Todas as obras integram o projeto Trilogia Vermelha, iniciado em 2005 na Pinacoteca do Estado, que já apresentou dois países sob o olhar dos fotógrafos viajantes. Em Era uma vez em Havana, 2005, Mauricio Nahas e Ricardo Barcellos registraram a intimidade do povo Cubano. Já em Em Cosmos – Três Olhares sobre a Rússia, de 2007, os fotógrafos retrataram a vida nas cidades de Moscou e São Petersburgo, após a abertura política iniciada em 1985, na então União Soviética.

“A importância deste projeto se dá pela possibilidade de reunir três fotógrafos com olhares diferentes, em três países muito distintos e isso, de certa maneira, provoca um possível diálogo entre a fotografia documental e o retrato. Nesse momento em que o olhar da fotografia moderna é tão fragmentado, a Trilogia Vermelha China propõe um discurso de entendimento entre as linguagens de cada um desses artistas”, segundo Diógenes Moura, curador da mostra.

Trilogia vermelha: China
Até 3 de julho
Terça a domingo, das 10h às 18h
Pinacoteca do Estado
Praça da Luz, 02. Centro – São Paulo/SP
Tel.: (11) 3324-1000

Comments

comments

0 Comentários

Junte-se a conversa →

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *