Niggaz - 8o. encontro de grafiteiros - MISTURA URBANA

Niggaz – 8o. encontro de grafiteiros

Aconteceu no último fim de semana em São Paulo o 8º Encontro Niggaz, um dos maiores encontros de artistas plásticos urbanos paulistanos da atualidade.

Segundo os organizadores o encontro é uma homenagem a um importante artista local,  Alexandre da Hora ( o Niggaz) que faleceu em maio de 2003 com apenas 21 anos. O Niggaz foi um percussor do grafite no Grajaú e influenciou muitos outros artistas de sua região e geração.

Desde 2004 o encontro Niggaz acontece anualmente nos mês de maio com participação de grafiteiros de Sampa, de outros estados do Brasil e até estrangeiros. Eu fui no frio deste domingo até a estação Esmeralda, penúltima antes do fim da linha Esmeralda, para ver de perto o que os artistas estão criando e como estão se articulando.

A primeira sensação do lugar não posso compartilhar com você porque a internet (ainda) não tem cheiro, mas vou tentar descrever: o cheiro deste a saída do metrô era de spray e tinta. Pra mim isso é o mesmo que cheiro de arte fresquinha, saída do forno.

Impressionante a quantidade de técnicas dos grafiteiros. É um prazer vê-los trabalhando e um privilégio ver o processo de cada um, ver o esboço virar obra. São todos muito acessíveis. Bem diferente do que acontece nas galerias e nos museus, em uma criação de grafite é possível conversar com o artista, trocar e-mail, perguntar o que quiser.

Com autorização da CPTM os grafiteiros trabalharam tranquilos sob os olhares curiosos de quem foi fotografá-los ou circular para apreciar.

É muito estimulante ver um evento destes. Ano que vem tem mais e a rua é livre, é só chegar no Grajaú e ver. Para quem não mora em São Paulo vão algumas imagens:

 

Comments

comments

1 Comentários

Junte-se a conversa →

  1. Todos muito legais.

    Thays3m / Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *