Flea Market - "One Man's Garbage is Another's Man Gold" - MISTURA URBANA

Flea Market – “One Man’s Garbage is Another’s Man Gold”

É já este sábado, dia 7 de Maio, a próxima edição do Flea Market Porto, que estará em festa comemorando o seu segundo aniversário no Mercado do Peixe, em Massarelos, na cidade do Porto, Portugal.

Baseado no conceito flea market, barato e em segunda-mão, nasce há dois anos no Porto, com o mesmo nome, o mercado que é já uma tradição desta cidade.

Realizado em várias partes do mundo é através da S.P.O.T http://www.thisisthespot.eu/, uma produtora e promotora cultural, que se inicia em Portugal.

O Flea Market Porto acontece mensalmente, no primeiro sábado de cada mês, das 15h às 19h. Apesar de ter a Invicta como cidade-berço, já se deslocou a Aveiro e, ao que parece, este formato de mercado deambulante veio para ficar, havendo já perspectivas de levar o Flea a outros pontos do país.

É um espaço de “venda, compra e troca” de todo o tipo de objectos (roupas, acessórios, discos, livros, doces, licores…. ) que todos os meses tem um tema diferente ao qual é dedicada especial atenção.

As primeiras edições ocorreram no espaço Maus Hábitos (http://www.maushabitos.com/), mas hoje em dia o local que lhe serve de palco está de acordo com o tema de cada mês, variando de edição para edição, fazendo com que este seja um mercado que se recria a si próprio, em constante movimento e dinamização.


O Flea Market é ainda um excelente espaço de convívio, já que a cada edição há músicos convidados (djs, bandas…) encarregues de dar música a todos os que por lá vão passando.

Num contexto de crise instalada, vender aquilo em que já não vemos utilidade ao mesmo tempo que compramos algo por um preço simbólico parece ser a chave para o sucesso desta feira. Para participar, basta apenas que se envie um email à organização solicitando uma mesa para exposição dos artigos. Tão grande tem sido a adesão, que as mesas têm esgotado algumas semanas antes de cada evento, pelo que, nestes casos, é possível que os participantes levem a sua própria mesa.

A confirmar o sucesso desta iniciativa, está o facto de já haver a possibilidade de se comprar e vender on-line através da página da página do facebook (www.facebook.com/fleamarket.porto) e ainda o facto de terem já sido produzidos artigos de merchandising.



Não sendo única feira deste género do Porto, pois que desde 1984 existe a Vandoma (lê-se Bandoma, porque no Porto todos trocam o “v” pelo “b”), que se realiza todas as madrugadas de sábado nas Fontaínhas, mas que muitos acabam por não conseguir visitar (quem gosta de levantar cedo ao sábado?), o Flea Market surge dando a todos os preguiçosos a oportunidade de participar num mercado que persegue a máxima “One Man’s Garbage is Another Man´s Gold”.

Comments

comments

4 Comentários

Junte-se a conversa →

  1. adorei seu post!

    lila / Responder
  2. Embora tenha pedido e recebido aviso das datas de realização do flea markt, deixei a partir de Junho de ter essas informações.
    Não há feira em Julho? Já agora e se esse fôr o caso, quando recomeça?.
    Agradeço continuar a receber informação.

    M. F.

    M. Fernanda Cruz / Responder
  3. gostaria de saber onde me posso inscrever para montar uma banca no flea market no porto.

    sergio / Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *