Tá na China, faça como os Chineses! - MISTURA URBANA

Tá na China, faça como os Chineses!

Desde muito tempo atrás, a qualidade do ar em Beijing é um grande problema. Por isso é comum ver as pessoas andando por aqui com mascaras de proteção para boca e nariz, mas mesmo assim niguém perde o estilo.

Você acorda pela manhã, abre a janela, vê uma névoa cobrindo toda a cidade e pensa: “Deve ser neblina”. Ao caminhar brevemente na rua seus olhos coçam, sua respiração fica prejudicada e sua garganta fica com aquela pigarra maldita. Pois é amigos e amigas, não é neblina não. É poluição pesada!

De acordo com um relatório divulgado pelo GreenPeace recentemente, existem uma série de fatores que faz o ar de Beijing ser considerado como Vento Tóxico:

– Tempestades de areia e poeira: Beijing está localizada ao extremo norte do território Chinês próximo ao deserto de Gobi, Mongólia. As imensas tempestadas de areia que começam por lá chegam até aqui com intensidade suficiente para deixar a cidade toda alaranjada em plena luz do dia. Os carros ficam com uma camada fina de poeira e areia.

– Poluição: além da construção civil que está a todo vapor e traz muita poeira, nos arredores de Beijing está localizada o maior setor industrial da China. Usinas de energia movidas a carvão e caldeiras, a maior mina de carvão da país e tantas outras pequenas/médias industrias. Os caminhões também contruibuem bastante.

– Clima seco: a estação mais seca é a primavera que chega a ficar mais de 1 mês sem chuva e naturalmente a qualidade do ar piora ainda mais.

Para ter uma idéia melhor do qualidade, compare Beijing com os padroes internacionais:

US EPA daily ambient air quality standard for PM2.5: 35 ug/m^3

Peak PM2.5 concentration reported by BeijingAir, 11/19: 557 ug/m^3

WHO recommended daily limit for PM10 exposure: 50 ug/m^3

China daily ambient air quality standard for PM10: 150 ug/m^3

Peak PM10 concentration reported by MEP, 11/19: 430 ug/m^3

Já que única forma é encarar o Vento Tóxico usando mascaras, os jovens resolveram inovar estilisando cada um a sua e não levou muito tempo para as empresas perceberem que esse poderia ser um grande nicho de mercado.

Hoje em dia, as mascaras fazem parte do moda street e cada um tem uma diferente. Existem aqueles que gostam de algo simples e objetivo. Outros gostam do estilo cartoons famosos ou com diferentes formatos e cores:

Tem os simpatizantes dos animais:

E outros que gostam de grifes famosas:


Tem especial para criancas:

As tempestadas de poeira as vezes pegam as pessoas desprevinidas na rua e aí o jeito é improvisar e levar na boa. O site da TV local CCTV fez até uma enquete com as mascaras improvisadas mais engracadas. Confira algumas delas:

Parece que não mas esse aqui em baixo sou eu vestido de Ninja pronto para encarar o poeirão:

É como dizia o meu avô: tá na China, faça como os Chineses!

Comments

comments

8 Comentários

Junte-se a conversa →

  1. Excelente matéria. Good on ya !

    Hugo Lemos / Responder
  2. Lila Varo

    aiohaoiahoiahoaih meu oq eh aquele tio com o saco do KFC na cabeça!! oaihaoihaoiahoiahoaihaio

    Lila Varo / Responder
  3. O de bigode português é o melhor kkkkk! SP daqui a pouco vai tá na mesma…. :(

    Rodrigo Vazquez / Responder
  4. Oi Caetano,use a sua mascara com o seu perfume predileto para respirar um cheirinho bem gostoso. Sabe aquele ditado; conforme a música a gente dança.

    Abraços

    Dora Olivia / Responder
  5. Esses seres humanos… rs!!! Meio impressionante a realidade dessas mascáras, faltou apenas as do Sub-Zero e Scorpion… hehehe

    Jorge / Responder
  6. Hugao, valeu parceiro! Lets keep it up!

    Lila, esse foi fuedas! Mas preferi o cachorrinho com o pano… coitado do bicho. hahaha

    Vazquez, esse mandou bem d+. Imagina comecar o dia com essa mascara na rua?! Todo mundo passando e dando risada… comédia!

    Dora, acho que tivemos a mesma idéia. Fiz isso no primeiro dia que comprei a máscara. Agora já peguei o jeito. Boa!!

    Jorge,

    KUAKUAKUAKUAKUAKUAKUAKUAKUAKUAKUAKU AKUAKUAKUAKUAKUAKUAKUAKUAKUAKUAKUAKUAKUAKUAKUA KUAKUAKUAKUAKUAKUAKUAKUAKUAKUAK UAKUAKUAKUAKUAKUAKUAKUAKUAKUAKUAKU AKUAKUAKUAKUAKUAKUAKUAKUAKUAKUAKUAKUAK

    :o)

    Obrigado a todos pela participacao!

    Ri-Ka! / Responder
  7. Muito bom o artigo.. daqui a pouco a moda pega pela America tb
    Cara, esse negocio de poluiçao é fogo mesmo..

    Nessa ultima vez que estive no Mexico, fui pegar carona com um cara da empresa. Quando chegamos no estacionamento a ceu aberto, o carro dele parecia lotado de pingos de lama seca. Achei que o cara tinha ido na roça no fim de semana e nao falei nada. Mas ele percebeu o meu olhar e me disse:
    – Viu como a chuva deixou meu o carro?
    Estranhei o que disse e perguntei:
    – Como assim?
    O cara disse pra olhar ao redor e a grande maioria dos carros também estava com os mesmos pingos de lama seco e ele me explicou que foi a chuva…

    No momento estou em Bogota e éstou com dificuldade pra andar de um lado da avenida faz dois dias… o ar ta impraticavel pois a fumaça de carros e onibus acabam indo pra um lado da avenida e nao dispersa. Podem acreditar..Tive dificuldades pra respirar… Só ando do outro lado da avenida agora

    Abraço

    Marco Aurelio / Responder
  8. Grande Popito! Valeu pela participacao!

    Fiquei surpreso em saber dessa notícia. Nao imaginava que em paises da América Latina tb temos o mesmo problema. Já que os governantes nao buscam solucoes para resolver isso nem em longo prazo, talvez o jeito seja ganharmos dinheiro: que tal importar umas mascaras da China para vender aí no México e na Colombia?

    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    Nao dúvido nada que Sao Paulo vai estar nessa tb em breve. Aí temos mais um cliente em potencial.

    ;o)

    Abracos,

    Ri-Ka!

    Ri-Ka! / Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *