Warning: mysql_query(): Access denied for user ''@'localhost' (using password: NO) in /home/misturaurbana/public_html/wp-content/plugins/simple-newsletter-signup/simple-newsletter-signup.php on line 75

Warning: mysql_query(): A link to the server could not be established in /home/misturaurbana/public_html/wp-content/plugins/simple-newsletter-signup/simple-newsletter-signup.php on line 75

Warning: mysql_fetch_row() expects parameter 1 to be resource, boolean given in /home/misturaurbana/public_html/wp-content/plugins/simple-newsletter-signup/simple-newsletter-signup.php on line 76
Regina Parra - ELDORADO - MISTURA URBANA

Regina Parra – ELDORADO



No mapa da geografia imaginária, Eldorado faz as vezes da cobiçada cidade do ouro. Mais do que riqueza, porém, representa um lugar de possibilidades e de utopias. Nas palavras de Voltaire, em Cândido, esse espaço mítico “era cultivado tanto pelo prazer como pela necessidade; por toda parte, o útil era agradável”. Ali buscava-se não apenas fortuna, como também “honrarias, aparatos e glórias do mundo”, aponta Sergio Buarque de Holanda, em Visão do Paraíso.

Eldorado, a cidade inatingível, é o ponto de partida para a exposição individual de Regina Parra, na Galeria Leme. Mais do que a lenda, aqui se investiga a idealização do mundo, a invenção de imagens de felicidade e a impossibilidade oculta em “clarões de desejo”. A artista, que fez parte do grupo 2000e8, apresenta uma série inédita de pinturas a óleo, um luminoso em neon e uma grande instalação. Os trabalhos exploram a ideia de utopia e sua relação com o desejo e a necessidade.


As pinturas de “Distant Shores” foram criadas a partir de imagens retiradas da internet. Todo material foi manipulado e editado para conseguir um efeito pictórico especial. A artista fotografou e re-fotografou as mesmas imagens, sempre usando meios precários. Desse modo, trabalhando repetidamente numa resolução muito baixa e com pouca qualidade, a imagem foi perdendo informação e ganhando ruídos e interferências.


Nestes trabalhos, ficção, realidade, documentação e encenação se combinam de tal forma que não é possível discernir uma da outra. Privado e público, passado e presente se misturam numa trama que envolve tanto narrativas pessoais como documento histórico.


A presença de barcos e elementos marítimos remetem à utopia como vontade de travessia, de ir além. Os trabalhos exploram diferentes buscas por um Eldorado.


O luminoso em neon “E quem não Quiser Crer que o Venha Experimentar” reproduz o trecho de uma carta de 1560, onde o padre Rui Pereira afirma: “se houvesse paraíso na terra eu diria que agora o havia no Brasil”, e acrescenta, “não pode viver senão no Brasil quem quiser viver no paraíso terreal, e quem não quiser crer que o venha experimentar”.

Regina Parra (São Paulo, 1981) vive e trabalha em São Paulo. Integrou o grupo 2000e8 e este ano foi contemplada com o I Prêmio Ateliê Aberto Videobrasil . Foi selecionada para alguns dos principais programas para jovens artistas, como a Temporada de Projetos do Paço das Artes, onde realizou mostra individual em 2009, e o Programa de Exposições do Centro Cultural São Paulo ­– onde apresenta em novembro deste ano um trabalho inédito em vídeo.

Realizou exposições individuais no Project Room da Galeria Leme, em São Paulo, e na Fundação Joaquim Nabuco, em Recife, selecionada pelos curadores Moacir dos Anjos e Paulo Reis. Participou de diversas coletivas, como A Carta da Jamaica, com curadoria de Alfons Hug, Rice and Beans, curadoria de Jacopo Visconti, À Sombra do Futuro, curadoria de Luiza Proença e Roberto Winter, Paralela 2010, curadoria de Paulo Reis, e 2000e8, curadoria de Paulo Pasta.

Graduada em Artes Plásticas pela FAAP, Regina cursa o mestrado em Artes Visuais da Faculdade Santa Marcelina, sob orientação de Lisette Lagnado. Estudou também na École des Beaux Arts, em Paris, e na Escola de Artes Visuais do Parque Lage, no Rio de Janeiro.

Regina Parra | ELDORADO | Galeria Leme

Abertura: 14 de abril – 19h

Até 21 de maio, 2011

Rua Agostinho Cantu, 88 – São Paulo

seg – sex  10 – 19hs / sáb  10 – 17hs

Tel: 55 11 3814.8184

info@galerialeme.com

Comments

comments

0 Comentários

Junte-se a conversa →

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *