Warning: mysql_query(): Access denied for user ''@'localhost' (using password: NO) in /home/misturaurbana/public_html/wp-content/plugins/simple-newsletter-signup/simple-newsletter-signup.php on line 75

Warning: mysql_query(): A link to the server could not be established in /home/misturaurbana/public_html/wp-content/plugins/simple-newsletter-signup/simple-newsletter-signup.php on line 75

Warning: mysql_fetch_row() expects parameter 1 to be resource, boolean given in /home/misturaurbana/public_html/wp-content/plugins/simple-newsletter-signup/simple-newsletter-signup.php on line 76
João Lelo lança gravuras inéditas! - MISTURA URBANA

João Lelo lança gravuras inéditas!

João Lelo é artista plástico, carioca e autodidata. Vive atualmente entre Rio de Janeiro e São Paulo. Em 2010, foi um dos artistas brasileiros a participar da mostra Transfer, no Pavilhão das Culturas Brasileiras. Já participa de projetos da Choque Cultural desde sua fundação e, em 2011, entra oficialmente para o time de artistas contemporâneos por ela representados. Também figurou na primeira edição do “Livro dos Monstros” e na exposição “SPray. Novo Muralismo Latino Americano”, no Memorial da América Latina, em 2006. No fim de 2010, teve seus trabalhos em murais registrados no livro “Mural Art Vol. 3 – Murals on huge public surfaces around the world” (Publikat, 272 páginas), do grego Kiriakos Iosifidis, além de serigrafias apresentadas pela Mr Stare Gallery, na Espanha.

No próximo sábado, 9 de abril, às 15h João Lelo lança duas gravuras na Choque Cultural, em Pinheiros. Nesta mesma tarde, João Lelo também recebe e conversa com o público sobre seu processo criativo.

As gravuras foram intituladas “Acrofilia” e “Hidrofobia” e impressas, a partir de uma matriz em madeira confeccionada por Lelo, na Gráfica Fidalga, que faz os tradicionais lambe-lambes tipográficos da galeria e seus artistas. A tiragem é limitada em cerca de 100 peças de cada gravura, todas numeradas e assinadas pelo artista.

Segundo João Lelo, estas gravuras fazem parte da série Cadeia Alimentar. “Trata-se de uma série de trabalhos que iniciei no final de 2009, onde uso a imagem de animais como referência, em grande parte, ao comportamento humano”, adianta o artista. Nesse trabalho em especial, ele usa formas mais geométricas, chapadas e sem contornos, que além de serem ideais para a impressão tipográfica, são a principal característica da nova série de trabalhos que está desenvolvendo.

Acrofilia [ato sexual em lugares altos] é representada por um pássaro e foi o título escolhido por João Lelo, depois do desenho pronto e de pesquisar os possíveis termos relacionados a vôo, altura, elevação. Já Hidrofobia [medo doentio de água ou líquidos] mostra três peixes submergindo e seria o movimento oposto da ave. Além disso, há quem diga que a figura de um peixe em submersão significa azar. Nesse caso, ele seria a antítese do movimento do pássaro que, na interpretação do artista, é a sorte.

Mais do processo criativo de João Lelo: http://vimeo.com/21803706

Novas gravuras de João Lelo @ Choque Cultural

Rua João Moura, 997, Pinheiros, São Paulo

Telefone: (11) 3061-4051

9 de abril, às 15h

Gratuito

Comments

comments

0 Comentários

Junte-se a conversa →

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *