RJ: Curta no Botequim - MISTURA URBANA

RJ: Curta no Botequim

O Cine Botequim que já possui uma programação diária de filmes consagrados, agora abre espaço para a exibição de novas produções: toda 2a. segunda-feira de cada mês é dedicada à nova geração de cineastas (com exceção da sessão de março, que ocorrerá na 3ª. Segunda do mês). A programação é sempre formada por 5 curtas-metragens de novos realizadores e 1 curta de um convidado que já atua na área.

Com o intuito de criar um ambiente propício para o debate e a troca de experiências entre aqueles que desenvolvem iniciativas no campo audiovisual no Rio de Janeiro, o Cineclube Curta no Botequim convida a todos para a sua 4ª. sessão que ocorrerá na próxima segunda-feira, dia 21/03/11, a partir das 18h, no Cine Botequim.

Abaixo segue a programação:

How Insensitive/Insensatez (1’38’’)
Direção: Yuri Vieitas

Amor Puro e Simplesmente (3’35’’)
Direção, Roteiro e Câmera: Alexandre Lino

Eldorado: a esperança e o desespero (5’24’’)
Sinopse: A lenda de Eldorado atraiu muitos aventureiros para a América do Sul à época da colonização das Américas. No filme, ela serve como um paralelo para retratar a tentativa de se conseguir uma vida melhor no país por meio da migração para florestas ainda pouco exploradas pelo homem.
Diretora: Paula Moreira

Violurb (0’55’’)

Sinopse: Dentro de um espaço social onde coisas brutais e inesperadas podem acontecer um jovem saca seu salário num caixa 24 horas quando percebe que está sendo seguido. O que acontecerá com esse rapaz quando o suspeito assaltante começa a chamá-lo?

Roteiro e Direção: Raniere Figueiredo, Igor Melim, Priscila Secco e Renato

A via d’Poesia (19’31’’)

Sinopse: Na via arterial mais conhecida na comunidade da Rocinha, na cidade do Rio de Janeiro é o cenário da fonte e foz artística do pintor, cordelista, artesão e poeta anônimo Milton Moisés. Ele não recebeu educação doutrinada em nenhuma escola tradicional brasileira. Em 2008 publicou seu livro de poesia denominado, “Jardim de Pensamento”, contendo observações do ser humano contemporâneo e a natureza. É um sertanista que dentro de seu pequeno “Ateliê Literal”, localizado em plena via Ápia, na Rocinha – RJ, faz da poesia o “revirão” de sua vida e o horizonte de sua história.

Direção: Hélio Rodrigues

Ao final da sessão rola a exibição do curta-metragem “Vítimas” uma adaptação do conto de João do Rio “A Aventura de Rosendo Moura”, de João de Freitas.

Vítimas (22’00’’)

Sinopse: É carnaval no Rio de Janeiro. Ronaldo, um professor de classe média, está diante de um grupo de amigos que insistem para que ele caia na folia dos blocos carnavalescos. O professor se nega e justifica seu desânimo e aversão pela agitação das ruas, narrando uma experiência traumática vivida num carnaval passado. Decide contar para os amigos sua história e a de Breno, um garoto de programa que o envolveu numa trama enigmática que quase lhe custou a vida. A narrativa volta ao passado através de flash-back’s e a história de Ronaldo vai sendo revelada. Breno, envolvente e inescrupuloso transforma o carnaval de Ronaldo num verdadeiro pesadelo. A incógnita está na real existência de uma terceira pessoa que, supostamente, domina as atitudes de Breno. Esse enigma é o causador da instabilidade de Ronaldo que, escolhendo ajudar Breno a escapar de um suposto amante que o jurou de morte, se vê igualmente perseguido e vítima do tal assassino. VÍTIMAS, no sentido geral, aborda o ser humano e as conseqüências de seus atos. Assim como, de ações praticadas por terceiros ou que ocorrem por força do acaso. Todos acabam dependentes entre si. Todos são vítimas de seus próprios desejos, de suas próprias escolhas.

Direção: João de Freitas.

INFOS INFOS INFOS!

Curta no Botequim

Realização: Ovo de Pata Filmes

[email protected]

Cine Botequim

http://www.cinebotequim.com.br/index.html

Rua Conselheiro Saraiva, 39, Centro, Rio de Janeiro.

Em frente ao prédio da Loreal. Próximo da Av. Rio Branco e à Praça Mauá.

Comments

comments

Lila Varo

Lila Varo

Veja todos os posts

Lila Varo, é produtora de conteúdo, editora do Mistura Urbana e mais um continente a sua escolha. lila[@]misturaurbana.com

0 Comentários

Junte-se a conversa →

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *