Banksy – Mini documentário para web - MISTURA URBANA

Banksy – Mini documentário para web

Depoimentos seus, de colegas, criticos de arte e músicos… Tudo isso neste curto documentário de Sergej Barnowic para a web.

Não deixe de ver também o filme: “Exit Through The Gift Shop”

O documentário de Banksy é o filme que os interessados em arte contemporânea mais esperaravam! “Exit Through The Gift Shop” é mais um projeto audacioso do artista de rua britânico Banksy e não podia ser mais ao seu modo do que está sendo. Já causou sensação em vários festivais.

O título que significa “saída pela loja de lembrança” já apresenta o modo irônico com que ele sempre trata o mercado de arte. Pra quem não conhece, Banksy é um dos artistas mais controversos da atualidade, não apenas pelas suas obras subversivas (que muitas vezes interferem no espaço sem autorização prévia), mas pelos mistérios que rondam ao redor de sua identidade desconhecida. Segundo ele mesmo nem os pais sabem que ele é o famoso interventor! Por essas e outras que muitos duvidaram da validade do documentário.


Sua obra é bastante elaborada desde o conceito até a execução. Sua linguagem visual é direta e recorre a temas atuais o que gera bastante identificação por conta do espectador, estando ele na rua ou na galeria. Em geral trabalha com stencil o que faz com que a maior parte do trabalho seja feito em privado e na rua o processo seja rápido, afinal ele precisa ter tempo pra correr da polícia depois. Mas ele também faz ações mais ousadas como Invadir museus e alterar o CDS da Paris Hilton…

Banksy consegue ser um eterno paradoxo. Ele é o artista britânico mais conhecido do mundo, mesmo sendo anônimo. Ele faz arte além do crime, arte de guerrilha e é aclamado pela critica e pelos seus compradores. Ele zomba de um mercado de arte de que ele mesmo faz parte e movimenta milhões. Uma de suas colecionadoras mais famosas é Angelina Jolie que já gastou mais de UM MILHÃO DE… LIBRAS com obras do artista.


Banksy não pode não vender a sua pessoa atrelada a obra mas vende sua personalidade e a fama valiosa que construiu. Ele sabe que no mundo de hoje a fantasia vale mais que a realidade. Todo esse rebu em cima de seu desconhecimento só gera mais publicidade, divulgação de sua expressão artística e, é claro, mais dinheiro para no bolso. Ele comentou em entrevista (cedeu a mesma encapuzado e com a voz modificada para preservar seu anonimato) que sua preocupação em fazer o filme surge pelo fato da arte urbana ser de caráter efêmero, merecendo ser documentada dessa forma. Ele também afirma que quer que seu documentário faça pela arte de rua o que Karatê Kid foi para o Karatê.

Texto

Comments

comments

2 Comentários

Junte-se a conversa →

  1. do caralho jorge!!!

    lila / Responder
  2. […] This post was mentioned on Twitter by JC, MISTURA URBANA. MISTURA URBANA said: Banksy – Mini documentário para web… Depoimentos seus, de colegas, criticos de arte e músicos… http://t.co/Ug9ASHn […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *