Exposição Rafael Silveira - MISTURA URBANA

Exposição Rafael Silveira

A nova exposição de Rafael Silveira, que tem se destacado no cenário pop nacional, na galeria Choque Cultural recebe o nome “Curiosa Symphonia Para Orquestras de Cores e Formas”, e apresenta 12 pinturas a óleo.

Rafael Silveira, 32 anos é paranaense mas mora em Curitiba há 23 anos. O nome de sua mostra veio do livro “Classical Oil Painting”, de um capítulo que fala sobre a ligação entre cores e harmonia musical, elementos importantes em sua produção – Rafael é trompetista, arrisca nos vocais e já teve uma banda chamada Los Diaños.

Rafael Silveira conta que sua obra, que reúne um pouco do rococó, do pop e dos quadrinhos, é uma busca pelo equilíbrio. “Tento equilibrar elementos como beleza, uma dose de humor; crio um ambiente atemporal. A vida é assim; drama, comédia, calma e fúria. Procuro somar, pegar o que encontro de melhor em cada período, em cada movimento artístico, e dessa mistura criar minha própria linguagem. E eu nunca me contentei em demarcar um território, a não ser que ele fosse exuberante, exótico e profundo como um distúrbio mental”, completa Silveira que cita gibis da Fantagraphics, velhos livros de anatomia, Basil Wolvertoon e Robert Crumb como referência.

Seu trabalho é marcado também pelo surrealismo – ele costuma deformar a perspectiva, mudar cores e formas – e os comix das décadas de 50 e 60. “Há ainda uma certa elegância e inocência nessas imagens”. É possível enxergar uma conexão com o rock, o jazz, pinups e anúncios publicitários antigos.

Um de seus diferenciais é a escultura que ele efetua nas molduras, que complementam os quadros com tipologias e ornamentos entalhados.

Silveira começou no final dos anos 80, ainda criança, com os quadrinhos, chegando a publicar um HQ pela editora americana Dark Horse. Desde 2004 faz pintura a óleo figurativa. Suas pinturas já passaram por galerias dos principais centros brasileiros e também nos EUA. No final de 2007, um livro com o melhor de seus trabalhos foi lançado pela editora Arte e Letra: “Mulheres, Chapéus Voadores e Outras Coisas Legais”. Em 2008 assinou a série de pinturas que ilustra o álbum do grupo Skank, Estandarte, e lançou o seu segundo livro: “Pop Surreal”, também pela Arte e Letra.

Curiosa Symphonia Para Orquestras de Cores e Formas
Choque Cultural
De 29 de Janeiro a 12 de Março de 2011 – Terça-feira a sábado, das 12h às 19h
Rua João Moura 997 – Pinheiros – São Paulo
Telefone: 3061-4051

Comments

comments

3 Comentários

Junte-se a conversa →

  1. cara mto style mas sei la.. cópia MASTER das telas do Mark Ryden. juro que achei que fossem deles as telas e vc tivesse errado no título.
    fueda.. não achei nada original…

    curte o site do cara:
    http://www.markryden.com

    lila / Responder
  2. […] This post was mentioned on Twitter by Thiago aka Sabota, Natt. Natt said: Exposição Rafael Silveira http://fb.me/Nwd4ubPS […]

  3. […] Mistura Urbana (fonte desse texto). […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *