SP: Expo Dobradiça - MISTURA URBANA

SP: Expo Dobradiça

A loja de arte Arterix inaugura, no dia 29 de novembro, o projeto DOBRADIÇA – Ciclo de exposições de fotografia contemporânea brasileira, que transformará o mezanino da loja numa galeria de fotografia. A proposta é apresentar um panorama sucinto da produção de fotógrafos nacionais que, por meio da experimentação, alavancam a fotografia como uma das linguagens mais vibrantes dentro do circuito da arte contemporânea.

Selecionados pelo curador Eder Chiodetto, dez artistas exibirão seus trabalhos em um ciclo de cinco mostras que acontecerão ao longo de um ano, cada uma com um par de artistas. Como o próprio título sugere, a idéia é conectar duas partes, reunir no mesmo espaço dois artistas de forma a criar uma tensão poética e um diálogo entre as obras. Ao mesmo tempo, a dobradiça sugere a conexão entre dois tempos: no caso, o projeto modernista de buscar a autonomia da fotografia e o momento contemporâneo, em que tais premissas foram retomadas em meio a uma nova forma de se pensar e criar imagens.

Nesta primeira mostra, os artistas escolhidos são Julia Kater e Diego Kuffer, que trazem como característica comum a exploração de recortes e texturas. Diego é formado em administração de empresas e semiótica-psicanalítica, mas abriu mão de tudo para dedicar-se à fotografia. Estudou na Escola Panamericana de Arte e esta é sua segunda exposição. Julia nasceu na França, mas vive em São Paulo, estudou fotografia na ESPM e, desde 2005, integra o grupo de acompanhamento de projetos artísticos organizado pelos artistas Albano Afonso e Sandra Cinto, no Ateliê Fidalga. Já expôs em inúmeras galerias do Brasil e de Portugal.

Dobradiça” representa um novo momento para a Arterix. A loja, que já abriga um acervo considerável de arte, passa a ocupar uma posição importante no cenário cultural da cidade. Para o proprietário da Arterix, Marcos Sankovsky, “Dobradiça marca um momento de mudança no conceito da Arterix, no qual o espaço passa a investir numa linha curatorial mais focada, revelando novos artistas e, ao mesmo tempo, criando com as exposições um lugar para reflexão sobre os caminhos da arte no geral e da fotografia em particular. Desta forma estaremos ajudando na formação de novos colecionadores e não apenas oferecendo peças isoladas para suas coleções”, diz.

Sobre o curador – Eder Chiodetto é jornalista, crítico e curador do Clube de Fotografia do MAM-SP. Atuou como editor e crítico de fotografia do jornal Folha de S.Paulo por 13 anos. Em seu currículo de curador constam importantes exposições tais como “Henri Cartier-Bresson: Fotógrafo” (Sesc Pinheiros, 2009), “Olhar e Fingir: Fotografias da Coleção Auer” (MAM-SP, 2009) e “A Invenção de um Mundo: fotografias da Maison Européenne de la Photographie” (Itaú Cultural, 2009). Em 2009 foi eleito o melhor curador de fotografia do Brasil pela revista Clix/ Fotosite.

Dobradiças – Ciclo de Exposições de Fotografia Contemporânea Brasileira

Curadoria: Eder Chiodetto
Artistas: Julia Kater e Diego Kuffer
De 30/11 a 24/12, de seg. a sex., das 10h às 20. sáb., das 10h às 18h30. Fechado aos domingos.
Local: Arterix – Pç. Benedito Calixto, 103, Pinheiros.
Tel.: 3086-0784
Entrada Gratuita

Comments

comments

Lila Varo

Lila Varo

Veja todos os posts

Lila Varo, é produtora de conteúdo, editora do Mistura Urbana e mais um continente a sua escolha. lila[@]misturaurbana.com

1 Comentários

Junte-se a conversa →

  1. […] This post was mentioned on Twitter by Agência Joe's, Lila. Lila said: http://500s.tv/DJQTt expo dobradiça em SP #outros500 […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *