GUERRILLA GIRLS - "reinvenção do universo ‘f’: feminismo” - MISTURA URBANA

GUERRILLA GIRLS – “reinvenção do universo ‘f’: feminismo”

Importante coletivo anônimo de artistas feministas dos anos 80, as mulheres do Guerrilla Girls trabalham unindo ação artística e ativismo político engajado na causa feminista, através de ações, cartazes, performances, projetos editoriais e curatoriais que expõem o sexismo e o racismo na política, o mundo da arte, cinema e cultura em geral.

As integrantes do grupo usam nomes de mulheres artistas já falecidas como pseudônimos e mascaras de gorila para evitarem que em vez de se concentrarem sobre as questões debatidas se concentrem em suas personalidades.

O motivo da mascara escolhida ser a de um gorila? Uma menina, em um encontro do grupo, escreveu “gorilla” em vez de “guerrilla” depois disso elas nunca mais abandonaram as mascaras.


O grupo ficou inicialmente conhecido pelos seus cartazes cheios de ironia, humor e provocação, usando deste humor para combater as injustiças contra mulheres.

No dia 19, o grupo faz palestra/performance às 19h30 no Sesc Pinheiros (Rua Paes Leme, 195, tel. 3095-9400) como um dos destaques da programação da Mostra Sesc de Artes 2010.As performances apresentam ao público o processo de criação de posters, ações e livros que tratam da discriminação da mulher nas artes e na política. A ação tem formato de fala e é seguida por uma sessão de perguntas aberta ao público.

Retirada de ingressos na Bilheteria daUnidade, com 1 hora de antecedência.
Classificação indicativa: 16 anos. Grátis.


Comments

comments

1 Comentários

Junte-se a conversa →

  1. […] This post was mentioned on Twitter by MISTURA URBANA and Lila, Natt. Natt said: GUERRILLA GIRLS – “reinvenção do universo ‘f’: feminismo” http://fb.me/Fvz0Ln5R […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *