Arte urbana e ação social em SP - MISTURA URBANA

Arte urbana e ação social em SP

Acontece em São Paulo a 1ª edição da exposição “Teto e Tinta, Pintando e Construindo Sonhos” que uni 50 artistas artistas envolvidos com graffiti, ilustração, literatura e música em prol da ONG Um Teto para meu País.

A ONG UTPMP trabalha para melhorar a qualidade de vida de pessoas que vivem em condições de extrema pobreza por meio de construções de casas de emergência e planos de desenvolvimento social. Desde que iniciou sua atuação no Brasil a organização já construiu 384 casas de emergências para pessoas em condição de extrema pobreza na Grande São Paulo.

Cada artista convidado customizou casinhas (que tem o mesmo formato das casas construídas pela ONG) e ainda podem ser usadas como cofrinho; e as obras serão vendidas. A ideia é que a venda destas obras  seja convertida em materiais para novas habitações emergências nas favelas da cidade ajudando com a proposta da ONG de erradicar a extrema pobreza na América.

A mostra, itinerante, visa também gerar reflexões sobre a situação da moradia no Brasil.

A exposição acontece no Bar Kabul, no bairro da Consolação em São Paulo até 22 de novembro.

Artistas que doaram suas obras para o projeto: Alexandre Puga, Apolo Torres, Armamento Visual, Auny, Bagre, Binho, Biofa, Calle, Caps, Carlos Adão, Cena7, Chã, Choras, Crânio, Cipó, Dedo, Desp, Diego Tiradentes, Does, Donanena, Enivo, Evandro Not, Evol, Ferréz, Falge, Flávio Samelo, Flor, Fulone, Goms, Goy, Gueto, Gui, Iskorre, Jerry Batista, Julio Dojscar, Julee, Leon, Locones, Magrela, Mao, Mauro, Mundano, Não, Nomiez, Obranco, Osbichovivo-naldo, Ozi, Pan, Pifo, Pixote, Pixotosco, Pontelho, Quitanda Urbana, Ras, Rodrigo Ogi, Ronah, Saide, Sinhá, Skoito, Sliks, Sola, Tché, Ticone, Tikka, Tim, Tinho, Trolhas-ivan, Tumulos-tatei, Urban Trash Art, Whip E Zito.

O artista Tinho respondeu para o M.U. algumas perguntas:

1-Por favor, comente um pouco sobre a iniciativa da ONG Um teto para meu País em realizar uma exposição para arrecadar fundos para a construção de novas moradias. Qual sua opinião sobre o trabalho da ONG?

R: Eu nao conheço bem o trabalho da ONG, mas achei muito bacana a proposta do projeto.  Acho que as pessoas precisam ser mais proativas se realmente quisermos viver em um Mundo melhor.  Ficar na dependência de governos, instituições e empresas acaba sendo frustrante. Acredito que se cada pessoa puder contribuir não apenas fazendo a sua parte, mas também criando oportunidades para que outros possam contribuir e agregar, conseguiremos construir um mundo mais humano e menos desigual.

O problema de moradias afeta a todos direta ou indiretamente.  Chegamos a níveis altíssimos de violência e muito dessa violencia decorre desse problema de moradia. Ter um lar é a base que te sustenta como ser humano.  É dele que você tira forças pra lutar contra tudo e todos. Desconsiderar isso chega a ser desumano.  E não fazer nada pra mudar essa situação chega a ser burrice. Porque tudo esta dentro de um mesmo ciclo vicioso que se sustenta.  Cabe a nos quebrar isso.

2-Qual a inspiração da sua obra? Quais materiais você usou para desenvolver a customização?

R: A inspiração da minha obra esta neste cotidiano de desigualdade social em que vivemos.  E nos pensamentos que me afligem diariamente. Eu utilizei recortes de jornais e revistas, etiquetas de preços e tinta spray. Materiais do nosso cotidiano que estamos sempre em contato.  Seja no uso, seja na apreciação.

Site: ONG Um Teto para meu País

Local: Bar Kabul

Tinho: FotoLog / Blog / Flickr

Comments

comments

6 Comentários

Junte-se a conversa →

  1. Lila Varo

    graaaaaaaande tinho!! meu palmeirense preferido!!!! de longe um dos artistas com criticas sociais mais fodas do BR

    Lila Varo / Responder
  2. […] This post was mentioned on Twitter by Natt, Ana Clara Garros and MISTURA URBANA, Lila. Lila said: http://bit.ly/bvC8Cg ARTE URBANA E AÇÃO SOCIAL EM SP – entrevista com @tinho23sp […]

  3. […] Marcela fez um post alguns dias atrás sobre Arte urbana e ação social em São Paulo e pra minha surpresa rolou uma entrevista com um artista plástico que eu adoro, não só por ser […]

  4. […] Marcela fez um post alguns dias atrás sobre Arte urbana e ação social em São Paulo e pra minha surpresa rolou uma entrevista com um artista plástico que eu adoro, não só por ser […]

  5. […] primeira edição da exposição aconteceu em 2010 (teve post da Má Canadas!) e alcançou grande sucesso, tornando um evento oficial no calendário da organização. A […]

  6. […] Veja alguns trabalhos da exposição em 2010 (fonte: Mistura Urbana). […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *