A Casa de 360° - MISTURA URBANA

A Casa de 360°

Em 2007, o escritório de arquitetura Subarquitectura recebeu um pedido um tanto desafiador do cliente Arco Design & Projetos. Tratava-se da construção de uma casa com um espaço social, associada à vida privada de uma família em um terreno em declive, mas com uma vista privilegiada das montanhas nos arredores de Madri, na Espanha.

A Subarquitectura colocou o óbvio do projeto de lado e se concentrou em criar um projeto que tivesse como ponto de referência a auto-estrada, cruzamentos e mudanças de direção. Praticamente criar um formulário onde você pudesse estar em um ambiente social e com apenas uma “volta” ou uma mudança de direção, você estivesse dentro da privacidade de seus aposentos.

Através desse conceito, a essência do movimento cíclico e à existência de “três números mágicos” chegou-se a um resultado onde a forma não segue a função. Esses número? O famoso 360 °.

A estrutura das formas da casa é caracterizada pelos arquitetos como um circuito semelhante ao de patinadores. Interiormente, o layout é projetado de modo que a distância para o final do corredor aumente, porém, o que acontece na prática é o contrário.

A casa longa é um movimento sinuoso, a descida pela rampa e amplos raios de giro tangente ao recuos do lote do terreno geram uma visão panorâmica. Todos os ambientes têm um significado, e pode-se chegar a todos os pontos da casa através de apenas duas rotas diferentes.

Comments

comments

1 Comentários

Junte-se a conversa →

  1. […] This post was mentioned on Twitter by Marcelo Pagnoncelli, Jeefy, Natt, MISTURA URBANA, Lila and others. Lila said: http://bit.ly/a1lldu A CASA DE 360° […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *