“Shell”, o impressionante projeto arquitetônico de Kotaro Ide - MISTURA URBANA

“Shell”, o impressionante projeto arquitetônico de Kotaro Ide

Concluída em 2008, a “Shell” foi construída na floresta de Karuizawa, localizada na província de Nagano no Japão. Projetada pelo arquiteto japonês, Kotaro Ide, esta estrutura de dois grandes andares em forma de concha se faz distinta entre as cavernas e rochas ao redor. No entanto, a sua forma orgânica parece sutil dentro da floresta, bem como a estrutura de cimento armado, tornando-se harmoniosa com a paisagem. O desejo do dono era que essa residência fosse usada somente na temporada de verão, com visitas freqüentes e por muitos anos.

A idéia principal era de que o projeto da residência teria que coexistir com a natureza pois, a existência da sua estrutura depende da capacidade de resistir à natureza. Uma clara distinção dos espaços (estrutura X natureza). Kotaro Ide evitou a estrutura comum e materiais utilizados em construções da redondeza. O uso do concreto armado para a estrutura irá ajudar na proteção dos elevados níveis de umidade e frio.

O exterior da “Shell” contrasta com o verde da paisagem. Deck de madeira é usado no pátio, enquanto um pequeno anfiteatro foi criado no centro da casa em torno de uma árvore adulta. De dentro da casa, grandes aberturas de vidro duplo permitem vistas panorâmicas da natureza ao redor.

O projeto de arquitetura de interiores da “Shell” segue a forma exterior da casa, as paredes são curvas. Já o piso, foi feito por um sistema de aquecimento que minimiza a perda de calor dentro da casa.

Globalmente, a residência “Shell” tem um simples design estético, que se mistura bem à paisagem tradicional japonesa, criando um equilíbrio entre a estrutura futurista (homem) e o ambiente que o rodeia (natureza). Todo o projeto levou mais de 18 meses para ser desenhado e dois anos e meio para ser concluído.

A idéia principal era de que o projeto da residência teria que coexistir com a natureza, pois a existência da sua estrutura depende da capacidade de resistir à natureza. Uma clara distinção dos espaços (estrutura X natureza).

Kotaro Ide evitou a estrutura comum e materiais utilizados em construções da redondeza. O uso do concreto armado para a estrutura irá ajudar na proteção dos elevados níveis de umidade e frio.

O exterior da “Shell” contrasta com o verde da paisagem. Deck de madeira é usado no pátio, enquanto um pequeno anfiteatro foi criado no centro da casa em torno de uma árvore adulta. De dentro da casa, grandes aberturas de vidro duplo permitem vistas panorâmicas da natureza ao redor.

Comments

comments

1 Comentários

Junte-se a conversa →

  1. […] This post was mentioned on Twitter by Marcelo Pagnoncelli, StarSocks. StarSocks said: “Shell”, o impressionante projeto arquitetônico de Kotaro Ide | http://t.co/Ff0gnFG […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *