Bouncing cats - a cultura hip hop de Uganda - MISTURA URBANA

Bouncing cats – a cultura hip hop de Uganda

Documentário muito show dirigido por Nabil Elderkin (Kanye – Coldest winter, K’Naan – Waving Flag) sobre cultura hip-hop de Uganda:

“Uganda é considerada um dos piores lugares do mundo para ser uma criança. No Sul, as crianças enfrentam a ameaça da pobreza e doença. No Norte, estas ameaças estão inflamadas por uma guerra brutal e estúpida infligida pelos Lord’s Resistance Army (LRA), que dividiu famílias, deslocou milhões, e seqüestrou e mutilou de dezenas de milhares de crianças, resultando na deterioração da identidade e da cultura.

Bouncing Cats é a inspiradora história da tentativa de um homem de criar uma vida melhor para os filhos de Uganda usando o hip-hop com foco na cultura b-boy e breakdancea como improvável ferramenta. Em 2006, Abraham “Abramz” Tekya, um ugandense b-boy e órfão da AIDS criou o Projeto Uganda Breakdance Uganda (B.P.U. – Breakdance Project Uganda). O sonho era criar uma oficina gratuita que capacita, cura e reabilita a comunidade, ensinando os jovens sobre a cultura b-boy. Com sua base em Kampala, Uganda, o B.P.U. foi recentemente ampliado para incluir classes permanentes em Gulu, norte de Uganda. Abramz dá aulas três vezes por semana a mais de 300 crianças de todas as partes do país. Muitas das crianças não tem casa, são vítimas da guerra e da pobreza, e poucos podem pagar escola mas mesmo assim andam os kilometros para assistir às aulas no B.P.U. Como Abramz diz: “Este é o lugar onde o orgulho de muita gente está. É uma habilidade que ninguém pode tirar de nós. ”

Crazy Legs, um dos membros fundadores da seminal Rock Steady Crew visitou Uganda após ter recebido um convite de Abramz para dar aulas de b-boy. O que ele descobriu em sua chegada era ao mesmo tempo comovente e inspirador. Viajando por Uganda, das favelas do sul para o norte em guerra, Crazy Legs encontrou uma paixão por hip-hop e desejo de aprender entre as condições mais precárias.

Bouncing Cats conta a história de Abramz, Crazy Legs, e Breakdance Project Uganda em uma jornada que usa a cultura hip-hop para a mudança social positiva. O filme apresenta narração de Common e entrevistas com Mos Def, Will-I-Am, e K’Naan.”

fonte

Comments

comments

Lila Varo

Lila Varo

Veja todos os posts

Lila Varo, é produtora de conteúdo, editora do Mistura Urbana e mais um continente a sua escolha. lila[@]misturaurbana.com

1 Comentários

Junte-se a conversa →

  1. Jorge Patrocinio

    Mto Bom… certeza que vou ver ;))

    Jorge Patrocinio / Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *